Eventos

 

É possível educar para culturas de paz em ambientes que transpiram violência?

   

 

A violência é um tema da atualidade e parece estar incidindo sempre mais nas relações interpessoais, principalmente na sociedade brasileira.

Ela tende a nascer e se desenvolver dentro de ambientes que transmitem culturas de violência. Como nossas crianças e adolescentes absorvem essas influências culturais? É possível educar para culturas de paz em ambientes que transpiram violência? O cuidado com os adolescentes e jovens que frequentam a socioeducação nos desafia a procurar respostas para algumas dessas perguntas. A Vara de Execução de Medidas Socioeducativas do DF, representada pela Juíza Dra. Lavínia Tupy Vieira Fonseca e seus colaboradores – como a Dra. Ivânia Ghesti, analista judiciária do TJDFT na área de psicologia, atuando com foco na Primeira Infância -, juntamente com a Cátedra Unesco de Juventude, Educação e Sociedade estão entre aqueles que buscam respostas e soluções para ajudar a escola, a família e a sociedade a educar seus filhos dentro de uma perspectiva voltada às culturas de paz. Projeta-se, neste sentido, um Congresso Internacional intitulado “Prevenção da Violência: da Primeira Infância à Socioeducação”. Se possível de ser realizado um Congresso voltado a esse tema seria muito importante para o setor pois tende…
– a buscar na academia as luzes para entender as raízes da violência e as melhores estratégias preventivas para uma educação orientada às culturas de paz;
– a criar sintonia e sincronia nas ações dos profissionais da educação social;
– a vislumbrar metodologias inspiradas na Pedagogia Social, voltadas ao atendimento da Primeira infância, dos adolescentes e jovens, de modo especial àqueles que necessitam dos serviços do sistema socioeducativo;
– a aprofundar temas muito presentes na vida das crianças, adolescentes e jovens, como a drogadição, a fragilidade dos laços familiares, o tempo ocioso e a motivação para a escola e a aprendizagem.

 
   
 
 
 
     
         
Catedra utiliza Wordpress - Criado por fullDesign