|
|
Livros em pdf |
|
|
Em construção
xxxxxx
xxxxxxx
Livros publicados com o selo da Cátedra UNESCO 812 e seu alinhamento com os ODS
xxx
I. Área de atividade: Violência Escolar
xxx
ODS: Contexto, equidade e inclusão educacional (ODG 4, 10)
xxx
Objetivo:
-
Partir da prevalência de uma educação voltada às competências e habilidades para o mercado para uma educação humanista voltada à estimulação da convivência humana.
xxx
Publicações:
xxxx
-
CALIMAN, G. Paradigmas da Exclusão Social. Brasília: Unesco/ Universa, 2008.
-
GOMES, C. A. (Org.). Juventudes: Possibilidades e Limites. Brasília: UNESCO, 2011.
-
SIVERES, L. (Org.). A Extensão Universitária como Princípio de Aprendizagem, 2013.
-
PAULO, T. S.; ALMEIDA, S. F. C. Violência e Escola, 2015.
-
MANICA, L. E.; CALIMAN, G. Inclusão das Pessoas com Deficiência na Educação Profissional e no Trabalho, 2015.
-
MANICA, L.; CALIMAN, G. Educação Profissional para Pessoas com Deficiência, 2015.
-
CALIMAN, G.; PIERONI, V. Sociologia e Drogadição. Guarapuava: Universidade Aberta do Brasil/Unicentro, 2015.
-
BRASIL, K.; DRIEU, D. (Org.). Mediação, Simbolização e Espaço. Grupal: Propostas de Intervenções com Adolescentes Vulneráveis, 2016. A EDUCAÇÃO NA PREVENÇÃO DA VIOLÊNCIA E DIFUSÃO DE CULTURAS DE PAZ
xxxxx
II. Área de atividade: Educação Social e Inclusão Social
xxxxx
ODS: Difusão de Culturas de Paz (ODS 16)
xxxx
Objetivos:
xxx
-
Diante do multiplicar-se das áreas de conflito nas relações humanas o desafio de desenvolver metodologias pedagógicas voltadas à educação para a cidadania;
-
Diante do multiplicar-se dos conflitos sociais e relacionais promover a oferta de uma educação orientada às relações humanas compatíveis e concomitantes com os processos de ensino e aprendizagem.
xxxx
Publicações:
xxxx
-
GOMES, C. A. et al. (Org.). Culturas de Violência, Culturas de Paz, 2012.
-
CALIMAN, G. (Org.). Violências e Direitos Humanos, 2013.
-
MORAES, M. C.; BATALLOSO, J. M.; MENDES, P. C. (Org.). Ética, Docência Transdisciplinar e Histórias de Vida: Relatos e reflexões em Valores Éticos, 2014.
-
CALIMAN, G.; PIERONI, V.; FERMINO, A. Pedagogia da Alteridade (Educação em Contextos de Imigração), 2014.
-
SÍVERES, L. Encontros e Diálogos: Pedagogia da Presença, da Proximidade e da Partida, 2015.
-
SÍVERES, L. (Org.). Diálogo um Princípio Pedagógico, 2016.
-
OLIVEIRA, M. et al. (Orgs.). Cidadania, Meio Ambiente e Sustentabilidade, 2017.
-
SÍVERES, L.; VASCONCELOS, I. C. Diálogo: Um Processo Educativo, 2018.
-
SOARES, E. M. S.; TEIXEIRA, L. M. (Org.). Práticas Educativas e Cultura de Paz: Articulando Saberes e Fazeres. Caxias do Sul, RS: Educs, 2018.
xxxx
III. Área de atividade: Direitos Humanos
xxxxx
ODS: Educação e Inclusão na Infância (ODS 4)
xxxx
Objetivo:
-
Difundir e promover os direitos humanos através da educação e da promoção de culturas de paz.
xxx
Publicações:
xxxx
-
EYNG, A. M. (Org.). Direitos Humanos e Violências nas Escolas, 2013.
-
CALIMAN, G. (Org.). Direitos Humanos na Pedagogia do Amanhã, 2014.
-
MACHADO, M. A Escola e seus Processos de Humanização, 2014.
-
NODARI, P. C. et al. (Orgs.). Cultura de Paz, Direitos Humanos e Meio Ambiente. Caxias do Sul, RS: Educs, 2016.
-
CALIMAN, G.; VASCONCELOS, I. (Org.). Juventude Universitária: Percepções sobre Justiça e Direitos Humanos, 2016. 6. NODARI, P. C.; CALGARO, C.; GARRIDO, M. A. Ética, Meio Ambiente e Direitos Humanos. Caxias do Sul, RS: Educs, 2017.
xxxx
IV. Área de atividade: Inclusão educacional
xxx
ODS: Reforçando as Instituições Educacionais (ODS 4)
xxxx
Objetivos:
-
Partir de uma aproximação à educação como principal agente de prevenção da pobreza, da violência;
-
Reforçar as instituições educacionais entendidas como base para a construção de relações pautadas na participação social dos indivíduos.
xxxx
Publicações:
xxxx
-
BRITO, R. O. Gestão e Comunidade Escolar, 2013.
-
RIBEIRO, O. C.; MORAES, M. C. Criatividade em uma Perspectiva Transdisciplinar, 2014.
-
BRAY, M. et al. Pesquisa em Educação Comparada: Abordagens e Métodos, 2015.
-
GUIMARÃES-IOSIF, R. et al. (Orgs.). Educação Superior: Conjunturas, Políticas e Perspectivas, 2015.
-
CUNHA, C. da (Org.). O MEC Pós-Constituição, 2016.
-
CUNHA, C. da; JESUS, W. F. de; SOUZA, M. F. M. (Orgs.). Políticas de Educação: Cenários Globais e Locais, 2016.
-
SOUSA, C. A. M.; CAVALCANTE, M. J. M. (Org.). Os Jesuítas no Brasil: entre a Colônia e a República, 2016.
-
JESUS, W. F. de; CUNHA, C. da (Org.). A Pesquisa em Educação no Brasil: Novos Cenários e novos Olhares, 2016. A EDUCAÇÃO NA PREVENÇÃO DA VIOLÊNCIA E DIFUSÃO DE CULTURAS DE PAZ
-
CUNHA, C. da; RIBEIRO, O. C.; MELO, M. A. F. (Orgs.). Educação Nacional: O que pensam Especialistas, Políticos e Dirigentes, 2017.
x
V. Área de atividade: Comunicação e novas tecnologias
xxxx
ODS: Melhorando a qualidade da educação e a educação ao longo da vida (ODG 4)
xxx
Objetivos:
-
Investigar o uso das novas tecnologias para levar a todos as pessoas a oportunidade de educação. Temas como o uso das tecnologias para a educação; mas também da educação para o uso das tecnologias se mostram emergentes e urgentes.
-
Desenvolver e integrar uma nova linha de pesquisa no Programa de Educação: Juventude, Tecnologias e Comunicação com a finalidade de implementar pesquisas e responder ao desafio de construir conhecimento voltado ao tema.
xxxx
Publicações:
xxx
-
CUNHA, C. da et al. (Orgs.). A Educação em Novas Arenas: Políticas, Pesquisas e Perspectivas, 2014.
-
GALVÃO, A.; SÍVERES, L. (Orgs.). A Formação Psicossocial do Professor, 2015.
-
SOUSA, C. A. M. (Org.). Juventudes e Tecnologias: Sociabilidades e Aprendizagens, 2015.
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|