Livros em pdf

   

Em construção

xxxxxx

Clique aqui para ver e baixar todas as nossas publicações em PDF.

xxxxxxxxxx

xxxxxxx

Livros publicados com o selo da Cátedra UNESCO 812 e seu alinhamento com os ODS

xxx

I. Área de atividade: Violência Escolar

xxx

ODS: Contexto, equidade e inclusão educacional (ODG 4, 10)

xxx

Objetivo:

  • Partir da prevalência de uma educação voltada às competências e habilidades para o mercado para uma educação humanista voltada à estimulação da convivência humana.

xxx

Publicações:

xxxx

  1. CALIMAN, G. Paradigmas da Exclusão Social. Brasília: Unesco/ Universa, 2008.

  2. GOMES, C. A. (Org.). Juventudes: Possibilidades e Limites. Brasília: UNESCO, 2011.

  3. SIVERES, L. (Org.). A Extensão Universitária como Princípio de Aprendizagem, 2013.

  4. PAULO, T. S.; ALMEIDA, S. F. C. Violência e Escola, 2015.

  5. MANICA, L. E.; CALIMAN, G. Inclusão das Pessoas com Deficiência na Educação Profissional e no Trabalho, 2015.

  6. MANICA, L.; CALIMAN, G. Educação Profissional para Pessoas com Deficiência, 2015.

  7. CALIMAN, G.; PIERONI, V. Sociologia e Drogadição. Guarapuava: Universidade Aberta do Brasil/Unicentro, 2015.

  8. BRASIL, K.; DRIEU, D. (Org.). Mediação, Simbolização e Espaço. Grupal: Propostas de Intervenções com Adolescentes Vulneráveis, 2016. A EDUCAÇÃO NA PREVENÇÃO DA VIOLÊNCIA E DIFUSÃO DE CULTURAS DE PAZ

xxxxx

II. Área de atividade: Educação Social e Inclusão Social

xxxxx

ODS: Difusão de Culturas de Paz (ODS 16)

xxxx

Objetivos:

xxx

  • Diante do multiplicar-se das áreas de conflito nas relações humanas o desafio de desenvolver metodologias pedagógicas voltadas à educação para a cidadania;

  • Diante do multiplicar-se dos conflitos sociais e relacionais promover a oferta de uma educação orientada às relações humanas compatíveis e concomitantes com os processos de ensino e aprendizagem.

xxxx

Publicações:

xxxx

  1. GOMES, C. A. et al. (Org.). Culturas de Violência, Culturas de Paz, 2012.

  2. CALIMAN, G. (Org.). Violências e Direitos Humanos, 2013.

  3. MORAES, M. C.; BATALLOSO, J. M.; MENDES, P. C. (Org.). Ética, Docência Transdisciplinar e Histórias de Vida: Relatos e reflexões em Valores Éticos, 2014.

  4. CALIMAN, G.; PIERONI, V.; FERMINO, A. Pedagogia da Alteridade (Educação em Contextos de Imigração), 2014.

  5. SÍVERES, L. Encontros e Diálogos: Pedagogia da Presença, da Proximidade e da Partida, 2015.

  6. SÍVERES, L. (Org.). Diálogo um Princípio Pedagógico, 2016.

  7. OLIVEIRA, M. et al. (Orgs.). Cidadania, Meio Ambiente e Sustentabilidade, 2017.

  8. SÍVERES, L.; VASCONCELOS, I. C. Diálogo: Um Processo Educativo, 2018.

  9. SOARES, E. M. S.; TEIXEIRA, L. M. (Org.). Práticas Educativas e Cultura de Paz: Articulando Saberes e Fazeres. Caxias do Sul, RS: Educs, 2018.

xxxx

III. Área de atividade: Direitos Humanos

xxxxx

ODS: Educação e Inclusão na Infância (ODS 4)

xxxx

Objetivo:

  • Difundir e promover os direitos humanos através da educação e da promoção de culturas de paz.

xxx

Publicações:

xxxx

  1. EYNG, A. M. (Org.). Direitos Humanos e Violências nas Escolas, 2013.

  2. CALIMAN, G. (Org.). Direitos Humanos na Pedagogia do Amanhã, 2014.

  3. MACHADO, M. A Escola e seus Processos de Humanização, 2014.

  4. NODARI, P. C. et al. (Orgs.). Cultura de Paz, Direitos Humanos e Meio Ambiente. Caxias do Sul, RS: Educs, 2016.

  5. CALIMAN, G.; VASCONCELOS, I. (Org.). Juventude Universitária: Percepções sobre Justiça e Direitos Humanos, 2016. 6. NODARI, P. C.; CALGARO, C.; GARRIDO, M. A. Ética, Meio Ambiente e Direitos Humanos. Caxias do Sul, RS: Educs, 2017.

xxxx

IV. Área de atividade: Inclusão educacional

xxx

ODS: Reforçando as Instituições Educacionais (ODS 4)

xxxx

Objetivos:

  • Partir de uma aproximação à educação como principal agente de prevenção da pobreza, da violência;

  • Reforçar as instituições educacionais entendidas como base para a construção de relações pautadas na participação social dos indivíduos.

xxxx

Publicações:

xxxx

  • BRITO, R. O. Gestão e Comunidade Escolar, 2013.

  • RIBEIRO, O. C.; MORAES, M. C. Criatividade em uma Perspectiva Transdisciplinar, 2014.

  • BRAY, M. et al. Pesquisa em Educação Comparada: Abordagens e Métodos, 2015.

  • GUIMARÃES-IOSIF, R. et al. (Orgs.). Educação Superior: Conjunturas, Políticas e Perspectivas, 2015.

  • CUNHA, C. da (Org.). O MEC Pós-Constituição, 2016.

  • CUNHA, C. da; JESUS, W. F. de; SOUZA, M. F. M. (Orgs.). Políticas de Educação: Cenários Globais e Locais, 2016.

  • SOUSA, C. A. M.; CAVALCANTE, M. J. M. (Org.). Os Jesuítas no Brasil: entre a Colônia e a República, 2016.

  • JESUS, W. F. de; CUNHA, C. da (Org.). A Pesquisa em Educação no Brasil: Novos Cenários e novos Olhares, 2016. A EDUCAÇÃO NA PREVENÇÃO DA VIOLÊNCIA E DIFUSÃO DE CULTURAS DE PAZ

  • CUNHA, C. da; RIBEIRO, O. C.; MELO, M. A. F. (Orgs.). Educação Nacional: O que pensam Especialistas, Políticos e Dirigentes, 2017.

x

V. Área de atividade: Comunicação e novas tecnologias

xxxx

ODS: Melhorando a qualidade da educação e a educação ao longo da vida (ODG 4)

xxx

Objetivos:

  • Investigar o uso das novas tecnologias para levar a todos as pessoas a oportunidade de educação. Temas como o uso das tecnologias para a educação; mas também da educação para o uso das tecnologias se mostram emergentes e urgentes.

  • Desenvolver e integrar uma nova linha de pesquisa no Programa de Educação: Juventude, Tecnologias e Comunicação com a finalidade de implementar pesquisas e responder ao desafio de construir conhecimento voltado ao tema.

xxxx

Publicações:

xxx

  1. CUNHA, C. da et al. (Orgs.). A Educação em Novas Arenas: Políticas, Pesquisas e Perspectivas, 2014.

  2. GALVÃO, A.; SÍVERES, L. (Orgs.). A Formação Psicossocial do Professor, 2015.

  3. SOUSA, C. A. M. (Org.). Juventudes e Tecnologias: Sociabilidades e Aprendizagens, 2015.

 
 
   
 
 
 
     
         
Catedra utiliza Wordpress - Criado por fullDesign